Eu quero a te convidar a ler e pensar (e sentir) o que te chama a atenção no título desse artigo?
Qual das palavras te doí e qual te atrai mais? Vai responde sinceramente antes de continuar…
Muito bem, vamos até o fim para que as três palavras sejam bem utilizadas no seu vocabulário de desenvolvimento pessoal e empresarial.
Vamos começar pelo entendimento rápido das palavras e como sua atitude pode se beneficiar delas em cada momento.
Aa raiz das três palavras vem do latim SISTERE que significa “ficar firme, ficar de pé”.
Assim, na origem de todas temos uma mesma atitude, a firmeza, a permanência.
Portanto, o significa de Persistir vem do Latim PERSISTERE, “continuar com firmeza” e insistir vem de INSISTERE, “manter a atitude”!
Na insistência, temos uma postura de mantermos a atitude, a firmeza, a posição. Já na persistência, temos uma diferença sutil de comportamento, é continuar com firmeza, e aqui quero ressaltar a leve diferença. A insistência está diretamente relacionada a teimosia… a persistência está relacionada a continuar com firmeza no proposito, manter a firmeza de intenção, mas não a firmeza de comportamento.
Que tal um exemplo:
Insistência: Les Brown, palestrante motivacional americano, nos conta que gostaria de ser radialista, locutor, e por isso, ele foi a uma rádio na sua cidade, dia após dia, oferecer-se para a posição até que um dia o locutor oficial não comparece e eles precisaram de um locutor substituto, e eis que ele consegue sua tão sonhada posição, por insistir dia após dia.
Persistência: Thomas Edison, um dos maiores inovadores (inventores se você preferir), testou diversas soluções diferentes para a criação da lâmpada, modificando a cada tentativa o projeto original até conseguir, isso após mil tentativas, 1.000 tentativas diferentes!
Entender isso eu acredito que já é um ganho, mas penso que chegamos ao mais importante!
Ser insistente pode já ser uma virtude, pois muitos desistem (não se mantem firmes, de pé) e por isso, não tentam, não caminho, não conseguem obter seus resultados.
Porém, também vejo que a insistência pode proceder de uma forma de limitação, ou seja, é quando você não consegue enxergar outra forma de fazer ou de obter seu resultado, seja uma meta, seja um sonho. Percebo profissionais e empresas que mantém a mesma atitude perante um resultado que não vem, são teimosos, fazer repetidamente a mesma coisa, o mesmo plano, mesmo que o resultado não vem, há uma insistência, um apego na forma de fazer.
Então, quero deixar proposto que a insistência pode te ajudar muito, por exemplo, a conquistar uma habilidade, a conseguir melhorar seu desempenho, como por exemplo, tocar violão: você precisa insistir com aquele acorde, fazer e fazer repetidamente até alcançar a habilidade desejada, conseguir tocar o violão. Lembre-se disso, é muito útil insistir nesse caso!
A liberdade está relacionada com as opções que temos para escolher, quem tem opção é livre, quem não tem, está fadado a único caminho. Por isso, a insistência não é necessariamente, libertadora, já que como vimos é manter uma atitude, é não ter opção de escolher caminhos diferentes para o mesmo propósito.
Já a persistência, presume uma clareza de propósito, uma insistência no propósito, mas sem a teimosia de buscar por um único caminho, teimosia que aprisiona e via de regra não chega ao resultado. Para persistir, você vai precisar de passar pelo ciclo: insistir e desistir! Uau, é isso mesmo! Em outras palavras, para ser persistente e obter o sucesso, é preciso manter a raiz, manter-se firme e de pé, ao mesmo tempo, você precisa saber bem o que você quer, repito: saber o quê você quer. Com essa clareza, suas tentativas, o como fazer para alcançar essas você vai reagir rapidamente, se não está funcionando, desista!
Insista (mantenha firmeza) no propósito, nos sonhos, na meta. Persista (continue buscando) nas alternativas, desista daquelas que não funcione, desapegue!
Nota, prefixos:
- PER – através de, acima de, muito
- PER – “totalmente”
- PER – movimento através de (perpassar, pernoite)
- IN – negação, mudança (ilegal, imberbe, incinerar)
- IN – Movimento para dentro, passagem para um estado ou forma (imergir, injetar, importar)