Orçamentação é, muitas vezes, uma tarefa não muito priorizada por pequenas e médias empresas, mas deveria ser. Por quê? Bom, o mais importante de tudo é que, um orçamento anual prepara você para quaisquer imprevistos pelos próximos meses.
Por que fazer um orçamento anual?
Orçamentos anuais são extremamente importantes para o rendimento do seu negócio, pois eles não só ajudam a gerenciar os custos, mas também a determinar se as metas de lucro estão dentro do alcance e mantê-lo no caminho certo de mês a mês.
De uma forma bem simples, um orçamento é um plano detalhado sobre as receitas e despesas futuras. Basicamente, é uma ferramenta para manter o controle.
Portanto, se você está enfrentando dificuldades com o processo de orçamento anual ou simplesmente não sabe por onde começar, separamos no post de hoje algumas dicas para ajudar você a fazer um orçamento anual para seu negócio. Vamos lá?
Passo 1
Primeiramente, você pode usar um lápis e papel para fazer tudo, bem como criar uma planilha no Excel para manter tudo salvo digitalmente. Aqui você pegará o valor da sua receita mensal média e multiplicará por 12 para obter o seu faturamento anual.
Passo 2
Primeiramente, liste todas as suas despesas fixas de cada mês. Esta parte deve incluir custos que não mudam a cada mês, como aluguel comercial e pagamentos de empréstimo, por exemplo. Em seguida, adicione as despesas não rotineiras , ou seja, as coisas que podem ter custos diferentes a cada mês, como a conta de telefone, por exemplo. Por fim, multiplique o valor total das despesas por 12.
Passo 3
Pense sobre o que poderia dar errado nestes 12 meses. Inclua aumento do aluguel comercial, reparação ou compra de novos equipamentos, custos de serviços terceirizados e outros. Você precisa fazer alguma estimativa, pois a criação deste “fundo de emergência” é um passo extremamente importante para um orçamento bem sucedido. Adicione o valor total obtido no Passo 2.
Passo 4
Divida o total de despesas anuais por 12 para obter o seu novo valor de despesas mensais.
Passo 5
Com o valor da sua renda mensal e o seu novo valor de despesas mensais, você deve analisar o seu orçamento no final de cada mês, determinando o lucro obtido, controlando e comparando com os resultados reais. Se suas despesas reais foram maiores do que as despesas orçamentais, subtraia os valores para ver a diferença entre os dois números e procure identificar no que foi gasto esse dinheiro.
Por fim, depois de concluir o seu orçamento anual, não arquive-o e retire-o apenas no final do ano seguinte. Um orçamento deve ser monitorado em uma base mensal ou até mesmo em uma base semanal em caso de empresas menores.
Além disso, o seu orçamento deverá ser editado se as circunstâncias mudarem. Enfim, um orçamento anual ajudará a monitorar as despesas de todo o ano e também a tomar decisões importantes em relação ao seu negócio.
Ainda tem alguma dúvida sobre orçamento anual ou gostaria de acrescentar algo? Deixe seu comentário e se interaja conosco!