

A área do empreendedorismo pode ser, muitas vezes, um terreno traiçoeiro. Você enfrenta grandes riscos, desde o início da sua empresa até mesmo quando você consegue se estabilizar e crescer. Se você estiver no caminho para ser bem sucedido como um empresário, você precisa estar preparado para enfrentar seus medos de forma proativa, superando cada um deles e quaisquer riscos de fracasso.
Não importa quão firme você seja, os medos de empreender sempre surgem, desafiando-o a cada passo dado. Então, conheça agora os medos mais comuns de se empreender e veja como é possível vencê-los!
5. Não saber por onde começar
A maioria dos empresários não sabe pode onde começar e como colocar suas ideias em movimento. Portanto, é importante encontrar alguém que alcançou o mesmo objetivo (ou semelhante) que você definiu para si mesmo.
Leia sobre a pessoa e estude sobre a estrutura do seu negócio. Você pode também contratar um coach, o qual vai lhe ajudar com aconselhamento e informações.
4. Falhar
Fracassar é o maior medo de todos, independentemente da área. Há erros pequenos – como uma campanha de e-mail marketing sem grandes resultados – e grandes erros – como a sua empresa simplesmente falir e você ser obrigado a fechar as portas.
Você sempre irá falhar, principalmente em coisas pequenas, mas você não pode deixar que o medo do fracasso o impeça de tomar decisões. Um erro é somente o final da linha se você deixá-lo ser. Caso contrário, é apenas um ponto de parada em um longo caminho para o destino final – o grande e esperado sucesso.
3. Ser considerado louco
Algumas pessoas vão pensar que você está ficando louco, principalmente se sua ideia de negócio abrange uma área não muito explorada no mercado. No entanto, eles estão certos, pois a coisa mais segura e racional é trabalhar para outra pessoa.
Você se sentiu incomodado ao ler essa frase? Se sim, é porque o empreendedorismo corre no seu sangue e você não pode viver sem ele.
Você é um pouco louco para sair por aí e construir seu próprio negócio, mas acredite nos seus talentos e convença outras pessoas a acreditarem também. Aceite a sua loucura, pois muitos loucos acabam fazendo a diferença no mundo, como a Apple, por exemplo.
2. Não conseguir clientes
É assustador assumir o risco de oferecer suas habilidades para o mundo, perguntando se elas serão valorizadas. Ao menos que você inicie seu negócio com algumas pessoas já dispostas a contratar/comprar seus serviços/produtos, os clientes não vão imediatamente bater na sua porta.
Se você fizer seu trabalho com alegria e sempre entregar o que foi prometido, sem dúvidas, os clientes surgirão naturalmente, principalmente por indicação (marketing boca a boca). Além disso, trabalhe em conjunto com o seu plano de marketing.
1. Não ser reconhecido
Não ser reconhecido também entra na parte de não conseguir clientes. Portanto, ao iniciar um negócio, um pouco de dinheiro para marketing e talvez um parceiro ou coach para lhe instruir pode acelerar esse processo, principalmente se você não tem ideia do que esperar em seu primeiro ano de negócio.
Conclusão
Empreendedorismo é para pessoas que estão preparadas o suficiente para errar e aprender com os seus erros. Portanto, em vez de evitar empreender por conta dos seus medos, abrace-os e os utilize como motivação para ir atrás dos seus sonhos!