Quando alguém decide empreender, naturalmente se depara com desafios e também com crenças que, mesmo que de forma relativa muitas vezes, soam como mitos.
No artigo de hoje eu vou elencar 3 mitos e desafios que percebo, são os mais constantes em pessoas que estão querendo empreender e você verá como muitas vezes, estamos redondamente enganados sobre nossas crenças.
1: É possível começar um negócio do nada
Este é talvez o maior mito disseminado atualmente, principalmente na internet, e que ilude muitas pessoas. As chances de um negócio começar do “nada” e dar certo são praticamente nulas.
É preciso pagar um preço e fazer algum sacrifício para começar um negócio, não necessariamente falo financeiramente, mas desde a concepção da ideia, até o planejamento e o estudo do mercado, concorrentes, público alvo e tudo o que envolve um negócio, há muito trabalho e esforço envolvido.
O medo de começar deve ser superado, e muitas vezes é o primeiro desafio que se apresenta para quem buscar ter seu próprio negócio. Tenha certeza, você pode derrubar este medo e dar o start que mudará toda sua vida para melhor.
2: Quem tem o próprio negócio tem maior flexibilidade e uma vida tranquila
Você almeja mais tempo com a família, tranquilidade e poder fazer seus próprios horários? Como você enxerga esta possiblidade? Como um mito? Acredite, esta flexibilidade é claramente possível, e deve ser uma meta a ser atingida.
Para tanto, antes de tudo, tenha em sua mente empreendedora que chegar a este patamar requer certo tempo e o pensamento focado para chegar no próximo nível. Não é do dia para noite, mas sim, gradativamente que este próximo nível é atingido.
Esta busca é desafiadora e o medo de falhar muitas vezes se apresenta como um “fantasma” que devemos afastar da mente, mantendo nossa convicção e determinação.
3: É preciso muito dinheiro para empreender
Da mesma forma que é um mito achar que só uma boa ideia, sem o mínimo de investimento, pode dar certo, nutrir a crença de que é preciso extenso capital para abrir seu próprio negócio não é uma verdade absoluta.
Com um investimento menor, muitas vezes o empreendedor exacerba sua criatividade na busca de alternativas mais em conta, inovando e barateando o negócio.
Mas o fato na questão do valor investido é que o mais importante não é a questão da quantia do capital, mas de como o empreendedor se planeja, se organiza e toca seu negócio para frente. Sem uma boa gestão, por mais dinheiro que seja injetado, o negócio tende a naufragar.
É possível economizar e atingir o próximo nível, com um método desenvolvido por mim que pode ser útil, gerando economia de tempo e de dinheiro.
Neste momento, temos mais um desafio a enfrentar: o medo de se expor, e consequentemente, de vender. A concretização de seu negócio próprio e as chances dele ser bem sucedido estão atrelados ao bom resultado de vendas e a necessidade de “dar a cara a tapa”. Muitos empreendedores se planejam, fazem o investimento correto, se organizam, mas na hora de ir para cima, travam.
Sendo assim, este é mais um medo a se vencer, e que com toda certeza eu poderei te ajudar a lidar com ele, fazendo com que você vença mais este desafio do universo empreendedores.
Agora me diga, quais destes desafios você enfrenta em seu cotidiano?