Empreender por si só já é um desafio e tanto, mas a evolução do seu negócio depende de um pouco mais de esforço, de doação e de força de vontade.
Conheça 4 sacrifícios que você precisa fazer para que o seu negócio cresça junto com você e para que ele finalmente atinja o sucesso que dará sentido para a sua existência.
Ser forte e se manter firme, mesmo sozinho
Já pensou no quanto foi difícil tomar a decisão de empreender? E no quanto você já sofreu quando abriu o seu negócio e teve pouco apoio das pessoas ao seu redor? Sinto informar, mas você terá que se acostumar com isso.
Não é nada simples traçar objetivos e caminhos para alcança-los e ter que lidar com as próprias dúvidas a respeito dos desafios à sua frente. A coisa pode piorar bastante se falta apoio da família e dos amigos. Mas, empreender é entrar no jogo. É fazer o sacrifício de desbravar um caminho cheio de incertezas, mesmo sem apoio. Suas ideias muitas vezes serão totalmente solitárias, mas é nelas que você vai ter que confiar, aconteça o que acontecer.
As pessoas estão habituadas a seguirem líderes que têm atitude. Que não desistem e não se abalam diante de nada. Que vão até o fim pelas suas ideias. Mas a formação de líderes depende, principalmente, do crescimento pessoal, esse que só pode ser dirigido por você mesmo. É desse líder que o seu negócio precisa. Essa determinação é um dos principais fatores que levarão você e o seu negócio ao sucesso.
Construir a própria estabilidade
Esperamos por garantias antes de tomarmos decisões que impactam e modificam muito nossa vida e nosso negócio. Nos acostumamos com a segurança de alguém tomando conta de tudo pra gente quando trabalhamos para outra pessoa. Tudo isso em troca de um dinheiro suado, que torna nossa situação limitadamente estável.
Seu negócio precisa de mais do que isso. Construir a própria estabilidade é sacrificar essas pequenas garantias para usufruir de algo que você ainda tem a construir e que você vai ter que conquistar. É preciso abrir mão dessa segurança, pois ela pode ser a âncora que mantém você e o seu negócio presos a ideias ultrapassadas e que não deixam vocês progredirem.
Entender que você vai fracassar, possivelmente várias vezes
Assustado? Pois é, é assim mesmo que nos sentimos diante da palavra fracasso, esteja ela onde estiver. Infelizmente é preciso entender que o sacrifício aqui envolve aceitação e compreensão da situação que envolve o fracasso.
E você pode encarar essa palavra como quiser. Se quiser usar “erro” pra ficar mais leve, você pode. Mas entenda que alguns erros serão mais graves do que parecem. Por muitas vezes você terá que se refazer de uma grande falha, de uma escolha mal feita ou como você quiser chamar. É nesse momento que você retomará sua força e seu negócio crescerá junto com você. A decisão de seguir em frente vai enfrentar muita resistência, mas precisará ser tomada.
Veja o que atleta Michael Jordan escreveu sobre as falhas em sua carreira:
“Eu errei mais de 9000 arremessos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Em 26 vezes confiaram em mim pra fazer a cesta da vitória e eu errei. Eu falhei de novo, de novo e de novo em minha vida. E é por isso que obtive sucesso”.
Michael Jordan, do livro “Nike Culture: The Sign of the Swoosh”.
Trocar de controle
Sim, é isso mesmo que você está pensando. Para levar sua empresa adiante, rumo ao sucesso que você tanto almeja, será preciso abrir mão em alguns momentos do controle da sua vida e assumir de vez o controle do seu negócio.
Esse é um grande sacrifício principalmente para quem tem muitas dificuldades na hora de manter o foco no empreendedorismo e deixar um pouco de lado atividades importantes do seu dia a dia, como o convívio com a família e os amigos.
Lembre-se que você e seu negócio caminham juntos desde o início. Vocês são amigos que acreditam e dependem um do outro. Valorize essa convivência e não tenha medo de se dedicar a essa relação. No fim as pessoas sempre são mais importantes, mas não se preocupe, elas não vão te deixar se você seguir firme e não abandonar os seus sonhos.