Quero compartilhar com você os erros que ocorre na delegação e principalmente as causas deles que tenho visto e completar com 5 passos simples para te ajudar a descentralizar as atividades e aumentar sua produtividade de forma eficaz.
Eu não sei se você já leu o livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes e aprendeu a grande diferença da delegação restritiva e administrativa, fica a dica de livro, se não leu, veja o Habito 3 especificamente sobre esse assunto!
Você precisa entender bem que as bases para a delegação estão na confiança e competência (sua e da pessoa para quem você delega)!
Vamos para os erros comuns:
Erro 1 – Falta de Confiança
Muitas vezes não estabelecemos uma boa relação em confiar na competência dos funcionários ou então julgamos que eles sempre vão falhar ou fazer pior do que nós! E sem delegar, jamais vamos confiar! Quebre o ciclo vai!
Outras vezes não estabelecemos uma boa relação de confiança em nós mesmos, e julgamos que nós é que temos que fazer (necessidade de reconhecimento, como se precisássemos de mostrar para nós e para os outros que somos bons). Quando delega, você sente algo estranho, parece que perdeu autonomia e prestígio. Acredito que essa centralização é mais uma limitação do pensar, sentir e agir. Mude esse ciclo e você vai sentir muito mais reconhecimento da equipe e realização de resultados!
Erro 2 – Subestimamos o potencial e as competências
Quantas vezes somos surpreendidos positivamente quando sabemos tirar o melhor dos nossos funcionários. Eu lembro de um amigo que perdeu um dos seus principais funcionários e, de onde ele menos esperava, uma funcionária nova (de idade e de casa) surpreendeu pela atitude. O que vemos é que do jeito certo, conseguimos o melhor das pessoas (veja o passo 5!)
Erro 3 – Falta de Reconhecer a Importância de Delegar
Delegar também é uma forma de reconhecer o seu subordinado. É uma forma prática de desenvolver sua equipe!
As pessoas adoram aprender coisas novas e sentir que estão crescendo e contribuindo!
E aí, vai quere produzir mais ou continuar acreditando que delegar é arrumar problema?
Erro 4 – Delegar Abacaxis
É quando você repassa uma tarefa que você não sabe fazer ou não quer fazer, mas que é sua responsabilidade!
Em ambos os casos, seu subordinado vai sentir que a sua intenção é ficar livre do problema.
Provavelmente nesses casos você não vai delegar bem, não vai acompanhar bem, não vai dar um bom suporte, mas vai cobrar com mais afinco o resultado!
E o pior, esse ciclo, de delegar abacaxi, só reforça em você o comportamento de que delegar não vale a pena, repensa isso ai tá!
Depois não entendemos como motivar a equipe, ficamos delegando abacaxis que não desenvolvem, não ensinam nada para equipe.
Erro 5 – Falta de Acompanhamento
Por não definir com clareza o resultado, o prazo, os critérios do que esperamos não sabemos o que acompanhar e qual a melhor forma e periodicidade.
Você acaba esquecendo o que delegou, portanto, não acompanha e não suporta o liderado.
As solicitações ficam esquecidas e você se lembra delas sem estrutura, aí vem a intromissão, de repente, sem ter sido estabelecido, o dono ou líder (você tá) vem cobrando vigorosamente os resultados que esqueceu de acompanhar!
Erro 6 – Delegar Tarefas
Delegar Tarefas e não resultados faz com que o seu liderado faça o que você pediu e não se concentre no resultado que você quer! Ele se desincumbe da tarefa, sem criatividade e sem liberdade!
Erro 7 – Não avaliar o impacto da Delegação
Você já deve ter vivido isso com algum líder seu: ele te “entope” de tarefas e coisas para fazer sem se avaliar que cada nova tarefa afeta a entrega de algo pedido anteriormente, certo? Então, por que você vai ser esse tipo de líder? Avalie que quando algo novo é pedido, algo em andamento pode ser impactado, renegocie e repriorize, isso demonstrará para seu liderado que você sabe priorizar e ele não vai ficar perdido sem entender o que vem primeiro e o que é relevante!
Agora, fica mais fácil estabelecer passos fáceis para se delegar com eficácia, lembre-se que você pode usar para delegar um projeto grande, uma nova área da sua empresa ou mesmo algo menor como uma cotação ou compra para seu escritório. Mas evite a tentação de delegar abacaxis!
Passo 1 – Analise e Defina o Resultado
Lembre-se que definir com clareza o resultado que você espera, como você espera e quando você espera. Não defina o que fazer e como fazer, isso mata a criatividade, a flexibilidade e a liberdade (autonomia) que todo mundo ama!
Passo 2 – Defina Quem?
Lembre-se do nível de competência, maturidade mesmo em fazer aquilo que você solicitou.
Lembre-se da atitude do seu funcionário, se é uma pessoa comprometida, determinada, se é metódica, se é mais rápida ou lenta, se gosta de desafio ou não. Por isso, eu sempre recomendo conhecer o perfil comportamental da equipe (se quiser, tenho material e serviço para isso)
Passo 3 – Avalie se os recursos estão disponíveis
Desde senhas, sites, conhecimentos que são necessários, orçamento, contatos. Tudo que é preciso, está disponível para a pessoa?
Passo 4 – Acompanhamento e Avaliação
Essa etapa é importante para você! Para você não esquecer de avaliar o progresso, se seu liderado fez, se está com dificuldade ou algum impedimento que precise de você.
Mas lembre-se de não se intrometer demais e retirar autonomia, aqui também você precisa de habilidades de coaching!
Passo 5 – Amor
Este não é na verdade um passo, é uma atitude ou postura que eu recomendo!
Se você tem por valor, principio, agir com amor, você vai sentir mais realização, mais plenitude!
Coloque no trabalho esse elemento tão demandado e buscado por todos nós!
Com esse valor, sua comunicação se torna eficaz, por que a intenção amorosa é sempre bem aceita, inspira, orienta. Você vai escolher melhor, não vai querer exercer poder, mas sim contribuir.
Dessa forma, sua equipe vai sentir-se acolhida por alguém que realmente quer o crescimento de todos.
Não deixe esse elemento de fora da sua vida profissional e de sua empresa.
Agora é prática, escolha aí algo que está parado ou que está aguardando tempo seu, rode esse ciclo e comece! Você não vaia prender só lendo e consumindo conteúdo. Agora, AGORA, não deixe para depois. Se não puder fazer agora, abre sua agenda e coloque aí um novo compromisso (30 minutos) para delegar algo com estes passos!
Realmente quero contribuir para seu desenvolvimento, se puder me responder como que foi útil, o que mais gostou, vou adorar receber seu feedback (se não gostou também!). Compartilhe para ajudar outros amigos e também me ajudar, claro!
Forte abraço!
3 Comentários. Deixe novo
Obrigado.Grande artigo.
Bom artigo.
Excelente artigo.