Já pensou no quanto é mais difícil decidir qual o primeiro passo a dar do que realmente sair do lugar? Muitas vezes nos confundimos com esses dois momentos, mas é importante pensar o que interfere na sua decisão e impede que você evolua para a ação.
Decisão é mais do que escolha
Separamos a decisão da ação, mas o próprio ato de decidir já tira você do lugar em que se encontrava antes. Decidir não é apenas escolher seguir e ignorar seus medos e inseguranças. É enfrentar a situação de frente e provocar a mudança que você quer para o momento em que está vivendo.
Existe uma forma mais fácil de decidir?
É preciso entender esse momento que você está enfrentando. Sim, é difícil mesmo encarar isso e admitir que você não sabe o que fazer. Já falamos aqui sobre 5 decisões que podem mudar sua vida nos negócios e sobre os 5 medos mais comuns de se empreender. Decidir é muito difícil, pois a decisão é compreendida como o momento mais importante de uma vida ou de uma carreira.
Não há como definir se a decisão é realmente mais importante do que qualquer outra etapa, principalmente nos negócios. É preciso pensar a decisão passo a passo. Desmistificar a sua verdadeira importância e sua função real.
A ação depende da decisão
Por que a ação é difícil, mas não tão difícil quanto a decisão? Porque ela nasce a partir da decisão. Decidir envolve traçar um caminho, mesmo sem saber na prática onde esse caminho vai te levar. Agir é caminhar, trilhar por esse destino que você traçou. As dores da ação são outras e ainda estão por vir.
Decida, mude, decida novamente
Tomamos decisões a todo o momento em nossas vidas. Elas influenciam o rumo de nossas carreiras, de nossa vida pessoal e de várias outras situações que enfrentamos diariamente. A melhor maneira de conviver com decisões é compreender seu papel no momento pelo qual você está passando.
Você quer abrir uma empresa? Seu negócio vai mal? Você quer mudar de empresa? Quer mudar de cidade? Seja qual for a decisão, centralize suas opções ao invés de abrir um leque muito grande de alternativas e se perder entre elas. Analise os pontos positivos e aqueles que você terá que trabalhar para melhorar a partir dessa decisão. Dê à sua decisão a importância que ela merece. Nem menos, nem mais.
Tem alguma dúvida sobre como decidir? Tem alguma dica especial para quem precisa tomar decisões? Escreva pra gente aqui nos comentários!