Vivemos atualmente completamente seduzidos pelo sucesso. Sim, o sucesso financeiro que te permitirá o prazer intenso, a beleza máxima, o conforto esperado, as viagens exóticas, a sensualidade e a sexualidade extravagantes e supostamente invejáveis.
Percebo que muito da ansiedade dos meus clientes, muito da loucura social, vem dessa tentativa de ter tudo isso e o que vier de novo para além disso, só para ter uma conquista básica por de traz disso tudo: o reconhecimento social.
E perceba que essa mensagem subliminar está implícita em toda novela, filme, propaganda, diálogos sociais, eventos… por onde você olhar, claro, com algumas exceções nobres e salutares, essas como oásis no deserto.
Abro esse texto com essa introdução pois o ponto principal que precisamos firmar aqui é que você não vai conseguir se diferenciar agindo e buscando os mesmos velhos sonhos coletivos que não veem trazendo a satisfação pessoal para ninguém.
Você não vai conseguir se diferenciar sem conhecer sua essência, sem buscar a si mesmo, sem encontrar sua própria luz.
Você não vai conseguir se diferenciar sem se definir para si mesmo, sem ter enraizado sua motivação, seus valores e uma visão verdadeira.
Eu aprendi que é a sua autenticidade, seu jeito de ser e de fazer, é que te faz único. O ponto que vai te diferenciar como profissional é simplesmente, mas não facilmente, ser você mesmo. A partir desse conhecimento e da sua permissão de ser você, vou repetir, permissão de ser você, é que naturalmente e sem esforço seu potencial, seu jeito de fazer vai se destacando, já que destacar está associado a se diferenciar. As folhas verdes de uma arvore se confundem, mas o fruto vermelho é visível e exclusivo.
Eu aprendi que esse caminho é gratificante e exige muitos sacrifícios pois aceitar a parte não tão bela do que você é vai te pedir auto perdão e transformação. Demanda esforço, persistência e insistência na mudança dos fatores indesejáveis do seu caráter.
Vencendo essa etapa subjetiva e fundamental, caminhar para a jornada objetiva dessa diferenciação se tornará muito mais fácil. Com meus clientes empresários e empreendedores, ao fazer essa pergunta, tão clássica nos planos de negócio: Qual é sua diferenciação? Cria-se um desconforto no diálogo que advém de o cliente não saber a resposta e de se sentir mal por não se sentir especial e diferente em nada. Felizmente eu sei que cada empresa, cada profissional liberal, tem um papel exclusivo que precisa ser revelado para gerar a máxima contribuição para seus clientes, e, portanto, para a sociedade.
Você pode ir aprendendo que seu conjunto de competências, somados as suas experiências, as suas motivações, a sua percepção de contribuição, seus valores e como você se relaciona com eles, o quanto você é leal a si na jornada, mais sua visão de futuro e de mundo vão se tornando esse potencializador de diferenciação e de sucesso, o seu sucesso, do seu jeito, medido apenas por você.
1 Comentário. Deixe novo
muito bom oo conteúdo