Tem solução para essa sensação de “panela de pressão” devido a insegurança nesse cenário de grandes incertezas?
Eu sei que tem pessoas que estão blindadas da crise (de alguma forma), seja por já serem muito ricas, seja por terem negócios bem sólidos… mesmo assim toda essa segurança também se vê incomodada.
Já para a maioria, a regra tem sido tirar o pé do acelerador, diminuir o tamanho dos sonhos, e esperar!
Essa mesma maioria, ou a maioria dela, vive uma insegurança na carreira e nas finanças (áreas vinculadas? não necessariamente… veja o próximo artigo) que está tirando o sono, aumentando os remédios e engordando muita gente. Passa a vigorar a fragilidade, a impotência e a instabilidade.
Se pensarmos que a base da economia é o ser humano, então, enquanto houver humanidade, haverá trocas, e por isso, economia! Esse pensamento já nos dá um alento, o que pode te levar a pensar é: ok, e como eu fico nessa?
Eu te pergunto então: sua carreira (ou negócio) está em crise ou em transição?
Se sente que é crise, eu te convido a pensar que talvez a raiz da sua crise pode estar na ilusão que você já estava completamente estabelecido, e por isso, estagnado…
Se sente que é transição, talvez seja porque sua esperança e motivação, sempre foram fortes o suficiente para te orientar ao futuro e se adaptar para as exigências que o mercado tem colocado.
“Sem alegria e paixão não há crescimento.”
A diferença dos profissionais e negócios mais bem sucedidos está na condição em que eles conhecem bem o potencial e talentos que possuem e sabem olhar as necessidades externas e assim adequar suas competências para entregar valor verdadeiro.
Faça uma busca na sua memória e veja no seu networking quem é o seu maior exemplo de sucesso na carreira?
Ter uma orientação, um norte, e ter um foco no seu desenvolvimento profissional faz muita diferença para se sentir em crise ou em transição. Agora, acima de tudo isso, ter uma conexão com sua essência profissional, com seu propósito, com seu desejo ardente de contribuir e deixar algo que você se sinta realizado, essa chave que faz virar aquela motivação ardente que te leva, pelo esforço, a realização plena.
Deixo aqui então o convite a reflexão: se você vem se sentindo inseguro demais com todo esse cenário e por isso sente a crise dentro de sua carreira, dentro de você lembre-se que a transição pode ser útil se você manter os pilares de pé: a esperança que te inspira, a realização de deixar o seu legado através da contribuição legitima a sociedade e uma motivação extraordinária proveniente de sua reconexão com sua essência e seus propósitos.